Responsabilidade
Social

COMPROMISSOS DA INDÚSTRIA COM O CONSUMO RESPONSÁVEL DE ÁLCOOL

Os produtores globais de cerveja, vinho e bebidas alcoólicas reconhecem que a ingestão prejudicial do álcool causa um efeito sério na saúde pública e é um fator de risco para doenças não transmissíveis.
Continuamos comprometidos junto às partes interessadas locais, nacionais e internacionais no combate à ingestão prejudicial do álcool, na construção de esforços duradouros e atuais, baseando-nos nas seguintes crenças:

  • Respeitamos os direitos dos adultos de optar por ingerir bebidas alcoólicas – ou optar por não ingeri‑las.
  • Acreditamos que todas as bebidas alcoólicas vendidas na sociedade devam ser reguladas de forma apropriada e eficaz.
  • Acreditamos que os padrões de consumo de álcool são fortemente influenciados por fatores culturais e religiosos.
  • Acreditamos que as medidas mais praticáveis e eficazes para reduzir a ingestão prejudicial de álcool se baseiam em evidências, levam em consideração padrões de ingestão e estão direcionadas a problemas específicos.
  • Acreditamos que os governos, produtores ou outras partes interessadas precisem trabalhar em conjunto de forma mais vigorosa para reduzir o dano associado ao álcool “não comercial” e não registrado, considerando que este é responsável por uma proporção significativa do álcool consumido globalmente, especialmente em muitos países de baixa e média renda.
  • Acreditamos que reduzindo à ingestão prejudicial de álcool a sociedade se beneficiará, assim como nossos negócios.

Em resposta ao chamado da OMS e dos Estados Membros, as empresas signatárias neste ato se comprometem a agir nas seguintes cinco áreas para fortalecer e contribuir para a redução das bebidas alcoólicas:

  1. Reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas por menores de idade
  2. Fortalecer e expandir os códigos de prática de marketing
  3. Fornecer informação ao consumidor e inovação responsável de produto
  4. Reduzir a condução sob o efeito de álcool
  5. Conseguir o apoio de varejistas para redução da ingestão prejudicial de álcool

A mídia digital vem sendo cada vez mais utilizada para o marketing de bebidas alcoólicas, da mesma forma que é utilizada para diversos outros produtos, simplesmente porque está se tornando um modo de vida para mais e mais pessoas que utilizam cada vez mais os recursos digitais para ganhar e trocar informações e, em alguns casos, para fazer compras.

À medida que esta tendência emergente continua e as tecnologias avançam, aceitamos que cuidados precisam ser tomados pelos profissionais de marketing e vendedores de bebidas alcoólicas para limitar o acesso destas aos menores de idade, assegurando que o conteúdo de marketing através de mídia digital seja sempre responsável e não encoraje o consumo de bebidas alcoólicas por menores.

Nosso marketing tem foco em adultos com idade legal para consumir bebidas alcoólicas. Continuamos a fortalecer nossos códigos de práticas de marketing para proibir aqueles que apelem de forma primária aos jovens menores de idade; e proibir a promoção de nossos produtos de forma que possam encorajar o consumo de forma excessiva e irresponsável; e prontamente tratar de quaisquer violações.
Para mais informações, visite: www.pernod-ricard.com